17 de setembro de 2016

Regresso ás aulas | Como fazer bons resumos


Hoje decidi trazer-vos este post em que vos explico como fazer bons resumos e tirar apontamentos. Este é o método que eu utilizo, se utilizarem outros métodos, podem deixar nos comentários que pode ajudar outras pessoas.

Ainda nas aulas...

1- Imprime apontamentos
Se o professor tiver disponibilizado apontamentos da aula, como Powerpoints ou fichas, que muitas vezes estão disponíveis online ou nas reprografias, certifica-te que os imprimes antes da aula, isso vai ajudar, visto que não vais estar tão preocupado a apontar tudo o que está no quadro e tudo o que o professor diz.

2- Escreve tudo
Caso não tenhas acesso a isso, certifica-te que apontas tudo o que leres e que ouvires, o que conseguires claro. Isto porque, muitas vezes, os professores colocam coisas nos testes que eles disseram nas aulas, mas como não estamos atentos ou não apontamos, esquecemos-nos e não conseguimos responder.

-» Não interessa se está tudo uma bagunça, podes sempre chegar a casa/biblioteca depois das aulas e passar tudo a limpo. Além de ficar tudo à tua maneira para poderes estudar, vais estar a rever a matéria!

Em casa ...

3- Sublinha, não voltes a escrever
-»Basicamente, escreve o título principal do que estas a escrever, assim como os subtítulos, para cada um acrescenta algo que seja mesmo importante, assim como a página do livro (e o nome do livro caso sejam vários). Com isto, não vais perder tempo a passar "o livro inteiro" e tens mais tempo para estudar outras coisas.

4- Escreve para perceberes
Muitas vezes utilizamos os apontamentos do professor/ de colegas par estudarmos. Mas acontece que nem sempre conseguimos perceber todo o vocabulário quando estamos a estudar, ou se estivesse por outras palavras compreenderíamos melhor. 

Por isso, à medida que vais lendo, vais escrevendo à tua maneira, sem dificultar e se possível resumir

Encontra a melhor maneira para estudares, algumas sugestões:

  • passar a limpo a matéria das aulas
  • ler a matéria em voz alta
  • fazer resumos em forma de texto
  • fazer resumos em tópicos gerais
  • fazer exercícios práticos
  • responder a testes e questões
  • lendo, anotando e sublinhando
  • fazer resumos em forma de esquema

5- Usa cores
Ir sublinhando aspectos importantes da matéria ajuda-me a visualizar melhor. À medida que vou fazendo resumos, vou sublinhando o que considero mais importante, por exemplo as palavras chaves a verde, as definições a amarelo, os títulos principais a azul e os subtítulos a laranja. Isto vai ajudar imenso porque no meio do meu estudo se estiver à procura de algo especifico vou encontrar rapidamente e não vou perder muito tempo com isso. Usa no máximo 5 cores.

Mas cuidado, se colorirem demais, podem ficar distraidos com as cores ou até dar-vos algumas dores de cabeça.

Se queres inspiração para os teus resumos ficarem bonitos e apelativos, sugiro que procures neste link, vai ajudar imenso tenho a certeza.

6- Será que é importante?
Se não sabes se determinada matéria é importante ou não, sugiro que tenhas uma folha à tua beira com as tuas dúvidas, escreves todas, e quando estiveres na aula perguntas se é realmente importante ou se é uma curiosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário